Seguindo Yehoshua estrada fora – A cura do cego Bartimeu
Marcos 10:46-52 – “E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Yehoshua, o Nazareno, pôs-se a clamar: Yehoshua, filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Yehoshua e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Yehoshua. Perguntou-lhe Yehoshua: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Yehoshua lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Yehoshua estrada fora”.
Amados irmãos. O texto que lemos é o registro de mais um extraordinário milagre realizado pelo Senhor Yehoshua na vida de um homem. Neste caso um homem extremamente limitado devido a sua condição de cego e mendigo e que conforme descreve o texto – vivia “assentado a beira do caminho”.
Após o encontro com o Senhor Yehoshua ele muda sua postura e passa a “seguir
Yehoshua estrada fora”.
Percebam que antes de encontrar-se com Yehoshua, esse homem apenas assistia as coisas acontecerem ao seu redor, mas depois de ter esse encontro com o Pai Celestial, tornou-se participante daquilo que Yehoshua estava fazendo na sua vida e com certeza na vida de tantos outros. Mais do que o milagre da cura física, Yehoshua operou uma grande mudança na vida daquele homem.
Vejamos alguns ensinamentos que podemos extrair deste texto para nossa reflexão:
I. Duas posições em que podemos estar
A. Participando ativamente do que Deus está fazendo em nossas vidas e na vida de outros, ou…
B. Assistindo o que Deus está fazendo. Como Bartimeu “assentado a beira do caminho” assistindo a vida passar e apenas ouvindo o que acontecia ao seu redor.
Quando participamos ativamente do que Deus está fazendo, passamos a ter propósitos definidos e automaticamente nos sentimos mais motivados.
Quando somos apenas expectadores e não nos envolvemos, levamos uma vida rotineira, entediante e estamos sempre “insatisfeitos” com o que somos e com
o que temos em virtude da nossa condição humana. Quando participamos do que Deus está fazendo, ou seja, “seguindo Yehoshua estrada fora”, nossa vida ganha sentido e direção, nos sentimos úteis e não nos sobra tempo para reclamar dos desafios que a vida nos impõe.
Na posição de expectadores “a beira do caminho”, somos como cegos, a exemplo da escritura ao citar Bartimeu, que precisam ser conduzidos por outros,
limitados pelas circunstâncias, egoístas, o que proporciona para nós tempo
para criticar e nos tornamos “problemas” ao invés de benção na vida dos outros.
Mas a grande questão é como sair da “beira do caminho” e nos tornarmos participantes do que o eterno Yehoshua está fazendo e pode fazer?
Vejamos:
II. Saindo da beira do caminho para seguir Yehoshua estrada fora
A. Reconheça humildemente sua necessidade de Yehoshua. “Yehoshua, filho de Davi, tem compaixão de mim”.
B. Reconheça Yehoshua como Salvador e não como “milagreiro “, capaz de solucionar seus problemas num passe de mágica – “Yehoshua, filho de Davi…” com estas palavras Bartimeu reconhece Yehoshua como o Messias prometido no antigo testamento para salvar seu povo e não apenas um profeta.
C. Persevere em buscar a Yehoshua mesmo em condições de desestímulo – “E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Muitos se opuseram a seus esforços, mas ele não desistiu. A perseverança é fundamental na vida do maschiense para realizarmos mudanças em nossas vidas e obtermos sucesso.
D. Faça renúncias necessárias – “lançando de si a capa”.
E aqui há um ponto importante a meditarmos.
Qual é sua “capa” no processo de mudanças que Deus está fazendo em sua vida? Pecados? Maus hábitos? Relacionamentos? Vícios? Lembranças amargas? Ressentimentos? Maus pensamentos?
Te convido a fazer uma autoanálise e sondar seu coração e responder pra si mesmo.
E. Levante-se agora mesmo e comece uma nova vida hoje “seguindo Yehoshua estrada fora”.
Logo após ouvir o chamado de Yehoshua Bartimeu “levantou-se de um salto e foi ter com Yehoshua”. Bartimeu não pediu um tempo, não racionalizou, nem usou como justificativa suas limitações. Apenas atendeu imediatamente ao chamado do Senhor.
F. Creia que Deus fará coisas muito melhores do que você pediu! Bartimeu não apenas foi curado fisicamente, mas recebeu a maior de todas as bênçãos – a cura espiritual. “Vai, a tua fé te salvou.” – disse o eterno Deus a ele.
G. Comprometa-se com Yehoshua em ser uma benção na vida de outros. Ao seguir a Yehoshua estrada fora, Bartimeu estava se comprometendo não somente em seguir Yehoshua, mas também com sua obra. Afinal precisamos trabalhar a nossa consciência e saber que somos salvos não somente para ir para o céu, mas para enquanto estivermos neste mundo, sermos canal de bênçãos para os outros. Pratique sempre a gratidão em seu coração e sigamos sempre orando uns pelos outros e levando o evangelho da verdade a toda criatura.
Para concluir irmãos – a pergunta que deixo para refletirmos é:
De que maneira este texto falou ao seu e ao meu coração?
Em que posição estamos ou você está?
“A beira do caminho” ou “seguindo Yehoshua estrada fora” participando do que Ele está fazendo?
Que mudanças você sente o Espírito Santo guiando você a fazer após essa mensagem?
Que o Senhor Yehoshua possa falar mais em cada um dos nossos corações e que possamos sentir cada dia mais as mudanças que o Eterno tem para fazer em nossos corações e em nossas vidas.
Lembrem-se – Bartimeu viu em seu encontro com o eterno uma esperança, uma oportunidade, um caminho. Que nós tenhamos a “visão espiritual” que ele teve na ocasião de sua cura e vivamos as maravilhas que Ele tem pra cada um de nós.
Paz seja convosco.