Atravessando para o outro lado

Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Yehoshua: Passemos para a outra margem. Marcos 4:35.

Em outras traduções, a segunda parte deste versículo diz – “Vamos atravessar para o outro lado”.

Nesta passagem bastante conhecida, o Senhor Yehoshua acalma uma tempestade.

Esse trecho das sagradas escrituras relata que o Senhor Yehoshua disse a seus discípulos para atravessarem o mar da Galileia. A bíblia também diz no versículo 36 que eles estavam em alguns barcos, ou seja, o Eterno não estava fisicamente com todos eles nas embarcações.

Então, eles embarcaram em seus barcos e foram cruzando o mar, que também era conhecido como um lago de água doce e muito famoso por suas tempestades imprevistas. E como era de se esperar, veio uma. E essa foi bem pesada, a ponto de os discípulos temerem por suas vidas.

Enquanto isso, o Senhor Yehoshua dormia no barco. Os discípulos o acordaram dizendo – “Mestre, não te importa que pereçamos?”

Trazendo para os dias de hoje, na linguagem nossa dos dias atuais, desesperados diríamos – “Ei Senhor, não está vendo isso? Não se importa que estejamos nesta situação? Faz alguma coisa!!”. Parece até uma forma dura e grosseira de falar com o Todo-Poderoso, e é, mas acreditem, muitas igrejas atuais creem que podem determinar o que Deus tem que fazer em suas vidas.

Notemos que o Senhor Yehoshua repreendeu a tempestade, mas também os discípulos. À tempestade disse: Aquieta-te! Acalme-se! Verso 39. Aos discípulos disse: Por que tanto medo? Ainda não tem fé? Verso 40.

Na prática, o Senhor estava dizendo: – Vocês não aprenderam nada. O Senhor Yehoshua ali não disse que iriam para o meio do mar da Galileia para se afogarem, e sim apenas atravessar para o outro lado. Ele não havia prometido que a travessia seria fácil, mas a chegada deles ao outro lado da margem seria de forma segura.

A reflexão que quero deixar para vocês, meus irmãos, é a seguinte.

É melhor estar numa tempestade com o Senhor Yehoshua do que em qualquer outro lugar. Melhor estar numa fornalha ardente com ele do que num palácio. Melhor estar na cova dos leões, na cadeia ou até mesmo prestes a naufragar como os discípulos estavam nesta jornada. Desde que o Senhor esteja lá, podemos aguentar.

Como aprendi com um companheiro de jornada, costumo dizer que se o Senhor não nos livrar do perigo, Ele nos livra no perigo.

Se achegue ao Senhor Yehoshua, e ele se achegará a vós.

Deus está com você, independente da tempestade, ou da dificuldade que você está enfrentando agora. Você não está só!

O Eterno Deus se importa com você. E Ele é o único que nunca irá te abandonar.

Paz seja convosco.