Qual é a capa que você carrega hoje?

A capa, uma peça de roupa usada sobre as vestes (túnicas) é citada algumas vezes na escritura. E como o próprio título da mensagem deixa claro, a reflexão é: qual capa está sobre nós?

A capa de Paulo – II Timóteo 4:13

Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos.

Paulo escrevendo à Timóteo e solicitando que, ao visita-lo, lhe trouxesse algumas coisas, dentre elas a sua capa. Possivelmente essa o ajudaria nos dias mais frios, uma vez que o mesmo se encontrava preso e talvez sem muito amparo daqueles que o encarceravam.

Ainda assim, Paulo estava em paz!

Foi ele mesmo quem escreveu na primeira carta para Timóteo:

Mas é grande ganho a piedade com contentamento: Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes (1 Timóteo 6:6-8).

A capa poderia ser simplesmente para se cobrir, mas também para estar adornado para o encontro com Mashiach! Na segunda epístola para Timóteo, no capítulo 4 e verso 6, ele diz estar perto da sua partida.

Portanto nesse exemplo, a capa fica como um símbolo de adorno para um encontro com o Mestre.

O cego de Jericó – Marcos 10:46-52

No relato de Marcos existem 2 detalhes que não têm nos outros evangelhos.

Um é que esse homem era tão desprezado que sequer as pessoas o conheciam pelo seu nome. (Bartimeu quer dizer o filho de Timeu).

O outro detalhe é que ele usava uma capa. Aí existem alguns motivos: um deles para lhe servir de abrigo pois ele também vivia mendigando, precisava se proteger do frio.

O outro motivo, segundo os historiadores, a capa lhe servia também como identificação perante o império romano, quem usava aquele tipo de capa era reputado como um miserável. Alguns afirmam que nela havia escrito em latim algo como: esse homem é um miserável, portanto a capa era uma espécie de autorização do império para que ele mendigasse e até mesmo ficasse livre dos impostos.

Quando Mashiach atende ao seu pedido de socorro, a primeira coisa que ele faz é lançar de si a sua capa, ou seja, ele tinha certeza de que a sua vida iria mudar após o encontro com Yehoshua.

Assim como o cego, devemos lançar das nossas vidas aquilo que nos identifica como miseráveis pecadores, para termos um pleno encontro com Yehoshua e recebermos a cura da nossa alma. Portanto lança fora a capa (pecado) e venha ao encontro do Rei!

A capa de Elias – II Reis 2:8

Eliseu pede uma porção dobrada do espírito que havia em Elias, e a capa foi como um símbolo de que o Eterno se agradou de Eliseu!

Ele havia recebido a capa de Elias como um “presente” pela sua fidelidade e companheirismo, e também por ter comtemplado Elias ser levado ao céu. Recebeu de Deus a porção espiritual que o fez ser um grande profeta.

Ao retornar a beira do Jordão, Eliseu exclama: onde está o Deus de Elias! E fere as águas com a capa que havia herdado. As águas se separam e Eliseu passa a ser reconhecido como homem de Deus, profeta do Senhor!

A capa babilônica – Josué 7:20-21

Acã desobedeceu a ordem do Senhor e trouxe para o acampamento de Israel o anátema, ou seja, maldição. Quebraram a aliança que o Senhor havia ordenado e por isso Israel foi perdedor naquela batalha.

Verso 12 diz: Não serei mais convosco, se não destruirdes o anátema do meio de vós.

A escritura relata que dentre as coisas que ele escondeu debaixo do seu acampamento, existia uma capa babilônica, e como vimos na citação anterior, isso desagradou ao Senhor!

Por fim, com base nos exemplos e textos citados só nos resta buscar a Deus e pedir para que Ele nos dê a graça de fazermos boas escolhas em nossas vidas, nos adornando cada dia mais, colocando sobre nós a “capa” que mais lhe agrada e nos despojando daquela que traz maldição em nossas vidas e nos identifica como pecadores. E você, qual é a capa que você carrega hoje?