Sal da terra

E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril.
E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram.
Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.
Ficaram, pois, sãs aquelas águas, até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu tinha falado.
2 Reis 2:19-22

Vemos nessa passagem a manifestação do poder de Deus, confirmando mais uma vez o ministério do profeta Eliseu.

Ao sarar as águas daquela cidade, fez com que a terra deixasse de ser estéril.

Mas vemos também que o profeta utilizou de sal para efetuar esse milagre, e é nesse ponto que eu gostaria de chamar sua atenção.

Já parou pra pensar em uma comida, no quanto o sal é importante para o sucesso da receita? E é imprescindível que ele seja utilizado na medida certa, nem pra mais e nem pra menos.

Com base nisso vemos a nossa responsabilidade no evangelho, pois o Senhor disse:

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Mateus 5:13

Portanto, assim como o sal deve ser preciso em sua atuação para não estragar o alimento, assim, nós devemos ser para as pessoas ao nosso redor. Nem para mais, nem para menos. Trazendo bons costumes, bons conselhos, influenciando as pessoas para o bem. E também, assim como o sal foi utilizado para que o Eterno sarasse as águas daquela boa cidade, assim nós, sendo sal da terra, podemos trazer a cura espiritual para as nações.

O nosso bom testemunho nos torna a melhor qualidade de sal para a terra!

PS.: a critério de curiosidade vale ressaltar que o sal, desde os tempos antigos, era utilizado para várias finalidades: temperar, desinfetar, conservar, nos sacrifícios e até como moeda de troca.

Shalom!