A queixa do profeta Jeremias
Gostaríamos de trazer aqui uma reflexão encontrada no livro do profeta Jeremias.
Quais são as suas reclamações? Quais as inquietações; por quais crises está passando agora; quais são as suas dúvidas?
Preciso te dizer:
– Mude a disposição do seu coração e Deus intervirá.
O profeta Jeremias passava por um problema. Estava com uma séria dúvida. Tudo o que ele conhecia de Deus os seus olhos já não mais conseguiam contemplar. Ele tinha certeza de que Deus é justo, mas estava vendo pessoas más prosperarem, tramarem contra a sua vida e se darem bem. Então seu coração se alarmou, ficou angustiado.
No capítulo 12 de Jeremias, no versículo 1, encontramos o seguinte texto – “Justo és, ó SENHOR, quando entro contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos perversos, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente?”.
Uns podem olhar para esse texto e dizer que Jeremias foi pretensioso. Querer conversar com Deus sobre as decisões divinas?! Porém, Deus olhou para o coração do profeta e o contemplou em grande amargura e dúvida, porém viu também sinceridade e desejo por justiça e por respostas. Existia entre a criatura e o Criador um relacionamento. Uma relação íntima e sincera, de tal forma que Jeremias não poderia seguir adiante naquele relacionamento tendo dúvidas, sem confiar. Por isso ele faz essa oração. Quantos de nós, sob a desculpa da reverência deixamos de falar a verdade com Deus? Verdade essa que ele já sabe, mas espera que nós reconheçamos.
Nessa passagem do profeta Jeremias pode ter faltado confiança em Deus, mas sobrou sinceridade e valentia.
Te convido a ser valente e sincero com Deus. Coloque diante Dele todas as suas necessidades, todas as suas dúvidas, tudo o que te inquieta e prepare-se para a resposta.
A resposta para Jeremias foi tão espontânea e sincera quanto a pergunta. Na verdade, Deus responde para ele com outra pergunta. No mesmo capítulo 12, no versículo 5 encontramos o seguinte – “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo?”. Deus não quer que cansemos. Não devemos cansar de esperar. Não devemos cansar de ter fé. Não devemos cansar quando não aparece a solução para o problema. Não devemos cansar quando a cura para a enfermidade não chega, mesmo depois de ter orado muitas e muitas vezes. Não devemos cansar.
Deus avisa para Jeremias para ele não achar grande aquele problema, não era para se cansar. Que aquilo era como correr com os que vão a pé. Chegaria um tempo em que ele correria com os cavalos.
A sequência do verso 5 diz assim – “Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?”. De fato, com Jeremias foi assim. Ele passou por situações bem mais difíceis depois dessa, tornando essa comparação que Deus faz perfeita para responder às questões e angústias do profeta.
Te convido a ter fé e coragem. É possível que o que chamamos de provação seja na verdade preparação. Não somente para situações difíceis, mas principalmente para viver a fé melhor, ter um relacionamento mais próximo com Deus, pautado pela verdade e sinceridade.
Seja valente, coloque-se de joelhos, ore a Deus e prepare-se para a resposta.
Paz seja convosco.
Que Eterno Deus nos de força para caminhar, seja chorando ou sofrendo, mas com alegria sabendo que aquele que permanecer até fim da jornada recebera galardão da vida eterna.
Aqui aprendemos que temos que esperar o tempo de Deus ter paciência porque ajir de Deus ninguém impedirá 🙌🔥